Modernização
O Governo do Rio de Janeiro, por intermédio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, concluiu o desenvolvimento de um sistema personalizado, capaz de atender toda a cadeia de suprimentos de bens e serviços do Governo do Rio de Janeiro: SIGA.
O sistema contempla as seguintes funcionalidades:
- Gestão de Requisições de Compras, Materiais e Serviços;
- Catálogo de Materiais e Serviços;
- Cadastro de Fornecedores vinculado ao Catálogo de Materiais e Serviços;
- Criação e gerenciamento de editais e seus anexos;
- Acompanhamento e gerenciamento do processo licitatório, em todas modalidades licitatórias;
- Banco de preços incluindo mapa comparativo;
- Plano anual de Contratações;
- Gerenciamento do sistema de registro de preços;
- Geração de relatórios gerenciais.
Agilidade nos Processos Licitatórios
O SIGA tende reduzir as ações administrativas através de seu Catálogo de Materiais e Serviços pela precisão das especificações técnicas nele contidas, agilizando, por conseqüência, a tramitação dos processos de aquisições, aumentando a satisfação dos órgãos usuários do sistema.
O fluxo de trabalho do processo licitatório está automatizado, desde a catalogação de produtos e serviços, cadastro de fornecedores, geração de requisições de compras pelos órgãos, criação do objeto do edital e julgamento de propostas, gerando informações a cada etapa, comunicadas a todos os interessados assim que são concluídas. Isto significa celeridade processual e redução de gastos públicos.
Maior Controle nas Licitações
A automação do fluxo de trabalho, além de agilizar o processo, o torna mais seguro e confiável. Apenas pessoas autorizadas e treinadas em perfis específicos de trabalho irão interagir com o sistema, pois a entrada de informações poderá ser rastreada para auditorias em função da integração de seus módulos, como por exemplo, o Banco de Preços, que alimentará o Sistema de Registro de Preços e facilitará a confecção de requisições dos usuários, que não necessitarão de recorrer ao mercado para colher os preços praticados. As informações controladas em um ambiente único garantem o cumprimento integrado de normas e diminuem a possibilidade de erros.
Segurança
O Catálogo de Materiais e Serviços evitará aquisições indesejadas por insuficiência de detalhamento técnico do objeto licitado que, integrado ao Banco de Preços, permitirá uma estimativa mais precisa.
A criação de novos itens no Catálogo de Materiais e Serviços permitirá sua coleta de preços e a alimentação do resultado do processo licitatório, fechando um ciclo que aumenta a confiabilidade e a segurança do sistema.
Transparência
A transparência obtida nas compras e licitações do Governo do Rio de Janeiro, a partir da implantação do sistema, tornar-se-á ainda mais ampla, o que permitirá maior acompanhamento pela sociedade. Dessa forma, a sociedade poderá acompanhar os processos de compras de forma mais ágil, através dos editais, atas e avisos. A celeridade de um processo de compras será visível assim que o edital estiver disponível, podendo ser acompanhado passo a passo, verificando, inclusive, o tratamento dado ao atendimento aos anseios da população.
Integração com Outros Sistemas
A solução eletrônica permitirá a integração com sistemas públicos de acompanhamento de processos, execução orçamentária e financeira, logística e armazenamento, evitando a redigitação de informações, aumentando a agilidade dos processos e a consistência dos dados.
Democratização
O sistema permitirá a implementação de políticas de desenvolvimento regional, incentivando a participação das micro e pequenas empresas. Desta forma, com a democratização do acesso às informações, o Governo do Rio de Janeiro inaugura uma nova fase na divulgação e modernidade das suas ações governamentais.
Solução
A solução destaca-se pela maturidade, inovação e pelo nível de integração. O gerenciamento do processo é suportado por informações que atendem a todas as necessidades de organização, identificando gargalos e desvios no processo.