Fornecer para o Estado: uma oportunidade de mercado

Vender para o Estado é uma ótima oportunidade para as empresas ampliarem seus próprios volumes de vendas. A cada dia, o Governo amplia as oportunidades de parcerias e compras feitas com micro e pequenos empresários, além de grandes empresas. Como exemplo da dimensão do poder de compra do Estado, só em 2018 foram gastos mais de R$ 4,7 bilhões na aquisição de bens e contratações de serviços, como parte de uma estratégia de fomentar o desenvolvimento regional.

Quanto mais organizado e preparado estiver o fornecedor, maior será a probabilidade de obter melhores condições e vender para o Estado. Para participar dos processos de licitação e contratação, os interessados podem realizar cadastramento gratuito no Sistema Integrado de Gestão de Aquisições (SIGA), onde são feitas todas as aquisições de bens e contratações de serviços estaduais.

Assim, os procedimentos para se tornar fornecedor do Estado foram redesenhados, amplamente desburocratizados e agora acontecem de forma simples e rápida. O primeiro passo é acessar a aba “Fornecedor”, no Portal de Compras, e clicar em “Registre-se”, para realizar o “Registro no SIGA”. Para mais informações, interessados podem acessar a aba “Fornecedor” e, em Orientações ao Fornecedor, consultar os manuais e a Resolução SECCG nº 61, de 16 setembro 2019 que disciplina do gestão no Cadastro de Fornecedores.

O Governo do Estado do Rio de Janeiro acredita que a participação de novos fornecedores é fundamental para promover um ciclo virtuoso de geração de postos de trabalho e renda, além de dinamizar a economia fluminense e promover inclusão social. Nesse sentido, o Governo convida você, fornecedor, para ser um parceiro e construir juntos um Estado mais democrático e inclusivo.