HELP ONLINE SIGA – CONTRATAÇÃO
PASSO 1 – EDITAR/CRIAR USUÁRIO
PASSO 4 – ENVIAR NAD P/APROVAÇÃO
PASSO 6 – ANEXAR MINUTA – ANEXO OPCIONAL
PASSO 7 – SOLICITAR PARECER JURÍDICO
PASSO 8 – RESPONDER PARECER JURÍDICO
PASSO 9 – ENVIAR CONTRATAÇÃO P/APROVAÇÃO
PASSO 10 – APROVAR CONTRATAÇÃO
PASSO 11 – CRIAR TERMO DE ALTERAÇÃO
PASSO 12 – REALIZAR RECEBIMENTO
PASSO 14 – ENCERRAR/INTERROMPER CONTRATAÇÃO
PASSO 15 – AVALIAÇÃO DO FORNECIMENTO
O GESTOR LOCAL deve entrar no portal do SIGA.
Acessar, no menu principal,
“Cadastro” e clicar em “Manutenção de Cadastros”.
Clicar em “Usuário”.
Selecionar o usuário e clicar em “Editar” ou criar um
novo usuário clicando em “Criar”.
Marcar a opção
“Gestão de Contratos” e clicar em “Gravar”.
Ao ter esta opção selecionada,
o usuário passa a visualizar o menu do módulo de
Contratação.
Para editar/criar competências para o usuário, clicar
em “Competência”.
Selecionar o usuário e clicar em “Editar”.
O Gestor local deve selecionar, para cada usuário, as
competências específicas.
Segue uma breve descrição das competências
relacionadas ao módulo de Contratação:
a.
Criar contratos: devem possuir esta competência todos os usuários que preencherão a tela
inicial da contratação (dados gerais, programação de entrega, seleção da
natureza de despesa).
b.
Gerenciar contratos: devem possuir esta competência os usuários que estarão aptos a serem
selecionados como gestores de contratações, que serão responsáveis por eventuais alterações na
contratação depois desta ter sido aprovada, ou seja, após ficar com status “ativa”. A escolha do gestor de contratação é feita
na tela “Dados Gerais”.
São exemplos
de alterações: reprogramações de entrega, aditivos / supressões nas quantidades
e/ou valores, etc.
c.
Aprovar contratos: O usuário poderá aprovar a contratação no SIGA.
d.
Liberar contratos: geralmente, esta competência é marcada junto com a de gerenciar
contratos.
e.
Criar NAD: usuário
que pode criar NAD (Nota de autorização de despesa).
f.
Aprovar NAD: usuário
que aprova NAD.
Menu: Contratação > Contratar
Nesta tela, o usuário consegue consultar um contrato
elaborado ou criar um novo.
Neste caso, vamos criar um novo contrato.
Para criar um contrato, o usuário com tal competência
deve preencher os campos acima e clicar em “Criar”.
É possível consultar a tela do processo ao qual a
contratação está vinculada.
Para tanto, o usuário deve clicar em “Exibir Processos
Vinculados” e clicar no processo.
Tela com informações do processo. Para sair, basta
fechar a janela.
Conforme podemos observar, esta tela apresenta uma
Contratação “Em Aberto” (a contratação só fica “Ativa” após sua aprovação).
Para iniciar o preenchimento da Contratação, clicar em “Dados Gerais”.
Neste momento, deve-se selecionar o tipo de Contratação: Material,
Serviços, Material e Serviços ou Obras de Engenharia.
O número da
contratação fica a critério do usuário e seu órgão, servindo para controle
interno da unidade.
A data de
vigência não é obrigatória nesse momento. Porém, ela será necessária para a
liberação do contrato (passo que será mostrado mais a frente).
A seleção do(s) gestor(es) da contratação
deve ser feita neste momento. A orientação sobre tal atribuição foi fornecida anteriormente.
O campo observação
é de preenchimento opcional.
Após o preenchimento dos campos, clicar em “Gravar”.
Clicar em “OK”.
Após o preenchimento dos Dados Gerais, o usuário deve
clicar em “Itens e Classificação de Despesa”.
Deve-se selecionar o(s) item(s) que se deseja incluir
na Contratação e selecionar o Elemento e Subelemento
de despesa correspondente.
Quando tiver mais de um item, é possível replicar o
elemento e subelemento inicialmente escolhidos para
os demais, clicando na seta dupla.
Caso se queira replicar apenas para o item posterior,
deve-se clicar na seta única. Caso o usuário queira
inserir uma observação, basta clicar no botão “Observação”. Em seguida, clicar
em “Gravar”.
Se aparecer algum item com a legenda “ITEM INCLUÍDO EM
OUTRA CONTRATAÇÃO” escrita em vermelho, sua seleção não será possível, uma vez
que o mesmo já está incluído em outra Contratação.
Tela de confirmação. Clicar em “Retornar”.
O usuário criador da contratação deverá realizar a
programação de entrega prevista, de modo que seja possível acompanhar e avaliar
as entregas com relação ao planejamento realizado.
Todo o saldo, em
quantidade, de todos os itens da
contratação deve estar previsto em entregas programadas, ou seja, não será
possível finalizar a criação de uma contratação (enviar para aprovação) se não
forem criadas entregas programadas suficientes para que se consuma todo o saldo
de todos os itens.
Durante a execução da contratação (após a liberação),
as entregas programadas poderão ser alteradas mediante justificativa. Para
acontecer o recebimento, é preciso haver uma entrega programada no sistema,
seja de material ou serviço, sendo que só será possível receber quantidades
iguais ou inferiores à programada.
OBS: O sistema registra a programação e a execução da
entrega, a fim de se acompanhar a assertividade do planejamento.
O Usuário deve selecionar o(s) item(ns) para o(s) qual(is) pretende fazer a programação de
entrega e clica em “Criar”. Podem ser criadas várias ou somente uma entrega,
para todos os itens da contratação ou para cada um individualmente, conforme
seja marcada a caixinha à esquerda do(s) item(ns).
O usuário deve selecionar as quantidades de cada item, a data e hora da
entrega e o almoxarifado correspondente para entrega. Se o órgão não utilizar o
módulo de almoxarifado do SIGA, o usuário deverá inserir manualmente o local da
entrega do material no campo “Local de Entrega”. Caso o órgão utilize o módulo
de Almoxarifado, o usuário deverá selecionar o almoxarifado na lista de seleção
mostrada no campo “Local de Entrega”. Finalmente, deve-se clicar em “Gravar”.
Caso o usuário queira repetir os itens daquela
entrega com alterações como data, quantidade e almoxarifado, ele pode clicar no
botão “Copiar” e uma tela será exibida com os mesmos itens da programação
corrente, porém, com os campos em aberto para que se possa realizar as
alterações desejadas. Se o usuário desejar excluir algum item da programação de
entrega, ele pode clicar no botão “Excluir Item”.
Após todas as programações de entrega terem sido feitas, a quantidade
fica zerada.
Programação de
Entrega – Serviços
O Usuário deve selecionar os itens para os quais fará a programação de
entrega e clicar em “Criar”. O sistema exibe uma tela com os itens selecionados
e os campos “Data de recebimento” e “Quantidade” em
aberto.
Usuário informa a data que
será programada para o serviço.
Observação: para o caso de serviços padronizados e
quantificados, a programação de entrega pode ser realizada como se fosse para
materiais, com um quantitativo a
ser entregue em cada data, excluindo-se a necessidade de informar o
almoxarifado de entrega. No caso de serviços com produtos a serem entregues
equivalentes a uma medição do valor do contrato, ou seja, o quantitativo
total do serviço sendo 1 (uma) unidade e a medição e
pagamento parcelado, o usuário deve informar na quantidade o percentual a ser
medido (em valores decimais, ex: 0,1 = 10%), equalizando com o valor a ser
medido (quantidade x preço unitário) para programar a entrega. Se necessário, o
usuário poderá inserir um arquivo anexo para acompanhar o teor do produto ou
medição do serviço previsto para ser entregue em cada entrega programada. (ex:
relatório com etapa/produtos do termo de referência a ser entregue em cada
data). Em seguida, clicar em “Gravar”.
Tela com as informações da entrega programada.
Programação de
Entrega – Material e Serviço
Após a inclusão de materiais e serviços na etapa
“Itens e Classificação de Despesa”, o usuário poderá fazer a programação de
entrega para os mesmos. A programação é feita de maneira similar às outras,
porém, na tela irá constar uma aba para materiais e outra para serviços,
conforme exposto abaixo.
Após todas as entregas serem programadas, a quantidade
ficará zerada. Clicar em “Retornar”.
Para consultar ou criar a NAD, o usuário deve clicar no botão “NAD”.
Nesse caso, não há NAD vinculada ao contrato, pois
nenhuma foi criada ainda.
Para criar uma nova NAD, clicar em “Criar”.
Bloco 1 – O número
do processo deve ser selecionado e o usuário insere a data referente ao
empenho. O campo “Chave SIGA” não é editável.
O campo
‘Data’ corresponde à data da Nota de Empenho que será gerada no SIAFEM. Desta
forma, se o usuário criador da NAD deseja efetuar um empenho com a data de
01/01/2011, por exemplo, deverá preencher o citado campo da NAD com esta data.
Ao digitar a Chave-SIGA daquela NAD no SIAFEM, este
sistema importará os dados previamente preenchidos (ex.: Data - 01/01/2011)
para a Nota de Empenho. O operador do SIAFEM poderá confirmar, se for o caso,
esta e as demais informações constantes da Nota de Empenho.
Ressaltamos
também que os usuários devem ter atenção ao fechamento contábil dos meses no
SIAFEM, pois este sistema não importa os dados das NAD com datas de meses cujo
fechamento contábil já tenha ocorrido.
Bloco 2 – Usuário preenche a Unidade Gestora, a especificação
do evento (Empenho de Despesa, Reforço de empenho, Anulação de empenho e
Estorno de Anulação de empenho) e a célula de crédito. Esta última pode não
estar definida no sistema e nesse caso, o usuário deve preencher manualmente as
informações referentes à mesma.
Bloco 3 – Os dados do fornecedor vêm preenchidos
automaticamente, porém se o fornecedor for outro que não o exibido na tela, o
usuário pode marcar o checkbox
“outro fornecedor”, selecionar seu CNPJ e preencher as informações necessárias.
Bloco 4 – O usuário insere os dados referentes ao empenho ou
sua anulação. Ele deve selecionar o elemento de despesa e preencher o campo
“Descrição da Despesa”. Ao selecionar o Elemento de despesa, automaticamente o
campo subelemento é aberto e deve ser marcado. Preenche-se o valor do empenho e os
valores de cada subelemento selecionado e o sistema
soma tais valores para compor o valor total do Empenho.
Bloco 5 – O cronograma de desembolso deve ser preenchido de
modo que a soma dos valores nos meses em que há desembolso totalize o valor do
empenho preenchido no campo “Valor”.
Bloco 6 – O usuário deve preencher os dados da licitação. O
campo “Data da Licitação” não é obrigatório para compra direta e
inexigibilidade.
Bloco 7 – É o único bloco de preenchimento opcional na NAD. O
campo ratificação pode ser preenchido pelo aprovador da NAD ou algum membro do
órgão que realize esse tipo de função.
Por último, o usuário clica em “Gravar”, assim, essa NAD fica gravada no
SIGA.
Também é possível editar a NAD após criá-la. Para isso, deve-se clicar
em “Editar” e modificar os dados desejados.
Para a exibição do workflow de aprovação da NAD, o usuário deve clicar
no checkbox
à esquerda da Chave SIGA.
Para enviar para aprovação, o usuário deve clicar sobre o ícone cinza “P/
Aprovação”.
Uma nova tela é aberta e o usuário deve escolher o aprovador da NAD e em
seguida, clicar no botão “Enviar”.
O aprovador selecionado recebe em sua caixa de entrada
a mensagem “NADs pendentes de aprovação”. É
necessário clicar na informação.
Aparece a tela acima com a lista das contratações que
tenham NADs pendentes de aprovação.
Clicar na Contratação da qual se deseja aprovar a NAD.
Ao clicar na contratação, a tela da mesma aparecerá.
Clicar em NAD.
Selecionar no Clickbox a NAD que deseja aprovar e clicar em Aprovado, no
Workflow de Aprovação, se todos os dados estiverem ok.
Ao clicar na Chave
SIGA é possível visualizar a NAD.
Tela de confirmação da aprovação da NAD.
Empenho no SIAFEM
Após emitir a NAD, imprima-a e encaminhe para o setor responsável pela
emissão de Empenho no SIAFEM.
Para concretizar o Empenho no SIAFEM, é necessário conferir se o
fornecedor e o contrato já estão cadastrados no SIAFEM. Caso não estejam, é
necessário realizar o cadastramento.
Com base nas informações da NAD SIGA realize o empenho no SIAFEM.
IMPORTANTE: Para as contratações realizadas pelo SIGA, é obrigatório
inserir o número da CHAVE SIGA na tela de Empenho do SIAFEM para que sejam
realizadas as devidas consistências.
Tela com empenho retornado.
Ao clicar no empenho, abre-se um pop-up com informações sobre ele.
Tela com liquidação e pagamentos
retornados.
Ao clicar nos empenhos e
liquidações, também abre um pop-up com informações
sobre os mesmos.
A minuta do contrato também é um documento opcional no
módulo de contratação. O usuário não precisa dela para enviar o contrato para
aprovação. A minuta pode ser inserida no contrato através do clique no botão
“anexo” ao lado de “Minuta”.
Uma janela para busca de arquivos a serem anexados é
aberta e o usuário pode localizar o documento. Para anexá-lo, deve-se clicar no
botão “Enviar”.
O documento em anexo aparece na tela de anexos e pode
ser excluído, caso o usuário clique no símbolo de excluir. Ele também pode ser
baixado pelo usuário.
Na tela da
Contratação, clicar em “Solicitar Parecer Jurídico”.
O parecer jurídico também é uma etapa opcional
dentro do módulo de contratação. Os órgãos / secretarias que utilizam o parecer
jurídico poderão preenchê-lo e enviá-lo para a aprovação antes da ativação do
contrato.
Uma vez que se opta por enviar o parecer, o usuário
deve aguardar a resposta para poder ativar a contratação. Caso contrário, ele
não consegue enviar a contratação para aprovação.
Em alguns órgãos, é preciso um parecer jurídico para o
andamento do contrato. No SIGA ele é opcional.
Após o preenchimento da solicitação e escolha do
Responsável, o usuário deverá clicar em “Gravar”.
O usuário responsável por responder o parecer jurídico
pode acessar os pareceres pendentes através de sua caixa de entrada.
O usuário deve clicar no link em sua caixa de entrada
e selecionar o contrato.
Em seguida deve-se clicar no botão “Responder Parecer
Jurídico”
O usuário insere o parecer e clica em “Finalizar”.
Após a conferência das informações, o usuário pode
enviar a contratação para aprovação. É só clicar em “P/ Aprovação” no Workflow
de Aprovação. Caso o botão não esteja disponível, é necessário checar se algum
dado obrigatório não foi preenchido (dados gerais, inclusão de itens e
programação da entrega de todos os itens).
O usuário deve selecionar o aprovador na lista de
Aprovadores Disponíveis e clicar em “Enviar”. Esta etapa serve para que os dados inseridos
na Contratação sejam validados por uma instância aprovadora.
Tela informando que contrato foi enviado para
aprovação com sucesso.
A tela que será exibida para o Aprovador do Contrato,
será a mesma tela da confirmação das informações na criação do contrato, com a
opção de exibir as abas de itens, programação de entrega e minuta, e
apresentando as opções do workflow para aprovação ou rejeição.
O aprovador selecionará o contrato que irá aprovar /
rejeitar.
Após o contrato ser aprovado, o sistema altera seu
status para “Aguardando Liberação”. A liberação do contrato é a última etapa
antes de ele tornar-se ativo. Para a liberação, é necessário que a data de
vigência seja preenchida (conforme mencionado anteriormente no tópico “Dados Gerais”). Depois do preenchimento da data,
deve-se clicar em “Liberar Contratação”.
As próximas etapas referem-se aos processos normais de
emissão da Nota de Empenho, assinatura do contrato ou entrega do Termo Hábil
Contratual para o fornecedor e publicação do contrato, quando necessário.
Com as etapas de formalização do contrato finalizadas,
o usuário criador da contratação deverá realizar sua liberação no SIGA. Com
isso, o contrato passa a estar com status “Ativo”, possibilitando o recebimento
dos materiais ou serviços de acordo com a programação de entrega, consultas e,
eventualmente, a alteração de algum dado originalmente gravado (ex.: aditivos,
supressões, alterações de programação de entrega, etc.).
As etapas para criar aditivos, supressões e/ou
alterações de programação seguem as mesmas da criação de contrato, permanecendo
inalterada a UGR, o Tipo de Aquisição, o Número de
Aquisição, o Fornecedor e o Número do contrato.
Somente o usuário selecionado previamente como gestor
da contratação consegue realizar alterações.
Para isso, ele deve clicar no botão “Termo de Alteração”. O status da
contratação passa de “Ativo” para “Em Alteração”.
O Termo de Alteração de Contratação (TAC) pode ser
utilizado para:
Contratos Formais - Aditivo de Contrato
Ordem de
Compra ou Serviço - Alteração da Contratação
O gestor da contratação poderá alterar prazos de
entrega, quantidade/valores unitários dos itens da contratação e a minuta do
contrato, quando aplicável.
A tabela abaixo apresenta quais informações podem ser
alteradas normalmente, sem a necessidade de um Termo de Alteração da
Contratação (TAC), e aquelas alteradas somente por meio de um TAC.
Quando a contratação é iniciada, seu status é “Em
aberto”. Após a aprovação, o status passa a ser “Aguard.
Liberação” e após a liberação, passa a ser “Ativo”. Com o Status “Ativo”,
aparecem novos links, como pode ser verificado acima: Termo de Alteração,
Encerrar, Interromper Contratação.
Clicar em “Termo
de Alteração”.
Aditivo de
prazo
Alteração nos dados gerais:
1.
Usuário poderá alterar a data de vigência;
2.
Usuário poderá alterar o Gestor da Contratação;
3.
Usuário poderá colocar alguma observação sobre o aditivo do contrato.
Aditivo de Quantidade/Valor Unitário e alteração nos
itens e classificação de despesa
Na próxima tela, o usuário poderá alterar as
informações dos itens a serem utilizados no aditivo, tais como quantidades e
valores unitários, bem como a classificação de despesa.
1.
O sistema exibe a mesma tela da inclusão de itens para que o usuário
possa alterar preço unitário e inserir as quantidades do aditivo e/ou da
supressão.
2.
Usuário poderá colocar alguma observação sobre o aditivo/supressão da
contratação;
3.
O “VALOR TOTAL ORIGINAL”, mostrado na parte inferior da tela, é o valor
da Contratação sem o aditivo. O “VALOR TOTAL RECEBIDO” é a soma dos valores das
quantidades já recebidas (quantidade recebida X preço unitário) e o “VALOR
TOTAL CORRENTE” é o valor da contratação com o aditivo/supressão, ou seja, o
valor total original (quantidades do contrato original X valor unitário do
contrato original) somado / subtraído o valor das quantidades alteradas no
termo aditivo (quantidade X valor unitário do aditivo.)
4.
É possível alterar as quantidades para mais (aditivos) ou para menos
(supressões). Para aditivar itens à contratação, o
usuário deve preencher o valor que deseja adicionar no campo quantidade. Para
suprimir, é necessário que a contratação tenha saldo a programar (caso não
exista saldo a programar, apenas saldo atual, o usuário deve excluir programações
de entrega feitas). Em seguida o usuário deve preencher o campo quantidade com
sinal de menos (Ex: -3). O sistema não aceitará reduções maiores que o saldo a
programar.
Alterando a
programação da Entrega
Para excluir e/ou alterar uma programação de entrega,
o usuário deve verificar aquelas que ainda não foram recebidas. Somente estas
são passíveis de alteração/exclusão.
No exemplo acima, somente a última programação não foi
recebida (a bolinha azul indica a situação: “Recebimento Pendente”). O gestor
do contrato deve clicar no botão “Editar” para ter acesso a essa programação.
O gestor consegue editar a quantidade a ser entregue,
a data da entrega, o horário e o local. Nesta mesma tela, o gestor do contrato
pode excluir a programação selecionada clicando no botão “Excluir Item”.
Aditivo de
Escopo/Minuta
O usuário deve clicar no clipe ao lado da palavra
“Minuta”, conforme indicado acima, e anexar a nova minuta.
Antes de enviar o contrato para aprovação é possível
excluir o Termo de Alteração, se isso for desejado. Para excluir, basta clicar
em “Excluir Termo de Alteração”.
Ao final do Termo de Alteração, é preciso enviar a
contratação para aprovação.
A contratação só ficará ativa após a aprovação e
liberação pelo responsável.
Para tanto, deve-se seguir o mesmo procedimento da contratação
inicial.
O recebimento será feito através do Menu:
Contratação > Recebimento de Materiais e Serviços.
Para os órgãos que utilizarem o módulo de almoxarifado,
o recebimento de materiais será feito através desse módulo.
Para consultar um contrato, o usuário deve inserir a
chave do contrato no campo indicado ou inserir os filtros de busca que desejar.
Por exemplo: filtrando-se pelo campo UGR, todas as contratações daquela UGR
aparecerão.
O usuário, então, deve clicar sobre a chave ou
selecionar o checkbox
e clicar em “Recebimento”.
Nesta tela, o usuário pode efetuar o recebimento do
item preenchendo os campos: “Data do Recebimento” e “Quantidade Recebida”.
Caso o recebimento seja anterior à data de recebimento
pré-acordada na programação de entrega, o status do recebimento será “Recebido
dentro do prazo”. Caso contrário, o status é “Recebido fora do Prazo”. O status
fica vermelho quando a data prevista para recebimento é ultrapassada e o item
não é recebido.
Se o usuário não desejar receber o item, ele clica em
“Cancelar” e justifica o não recebimento.
Depois de recebido, o usuário terá a opção de aceitar
ou não o material entregue.
Em ambos os casos, o usuário deverá inserir uma
observação.
Depois de aceito, o sistema conclui o recebimento e
altera automaticamente a situação da entrega conforme explicado anteriormente.
Na tela cima, observa-se uma entrega feita dentro do
prazo e outra após o prazo determinado.
Recebimento
de Serviços ou Obras de Engenharia
O recebimento de serviços ou obras de engenharia, será feito no módulo de contratação, sendo executado pelo
Gestor da Contratação.
Para realizar o recebimento de um serviço, o Gestor da
Contratação consulta o contrato e clica em “Recebimento”.
A tela de recebimento exibirá as programações de entrega definidas na
contratação, permitindo que o gestor receba o serviço ou informe que o serviço
foi entregue com atraso. Caso a entrega não seja realizada, o Gestor do
Contrato não deve realizar o recebimento.
Após Aceitar é necessário escrever alguma observação e Gravar.
Ao gravar, o Recebimento é aceito com sucesso e a entrega fica como
recebida definitivamente.
No caso de alguma entrega pendente, é possível efetuar sua
reprogramação. Para isso, deve-se acessar a tela da Contratação, excluir a
programação de entrega existente e criar uma nova, lembrando que isso só é
possível enquanto a entrega original não foi recebida. No caso de recebimento
parcial, a quantidade não recebida voltará a ficar disponível para nova
programação da entrega.
Recebimento – Materiais e Serviços
O recebimento de materiais e serviços ocorre da mesma
maneira que os demais.
Nesse caso, porém, haverá uma entrega de serviços e
outra de materiais.
Antes de o usuário realizar uma contratação, e até
mesmo antes da definição do vencedor do certame, é possível verificar um
histórico de advertências, multas, suspensões de fornecimento e declaração de idoneidade de certo fornecedor dentro do SIGA.
O usuário pode entrar no Menu:
Contratação > Aplicação de Sanção. Nesse espaço, ele consegue consultar as empresas
cadastradas no sistema, avaliar históricos e registrar sanções aplicadas.
A tela acima exibe a lista de empresas cadastradas no
SIGA.
Após o usuário selecionar a empresa, ele escolhe o
tipo de sanção (Multa, Advertência, Suspensão Temporária e Declaração de
Inidoneidade). Ele deve justificar obrigatoriamente a aplicação da sanção.
O fornecedor receberá um comunicado via SIGA..
As modalidades SUSPENSÃO E INIDONEIDADE requerem
aprovação de instância superior por meio do Workflow de Aprovação. O aprovador
de sanção deve ter o perfil no SIGA de “Aprovar Sanções” no menu:
Cadastro > Manutenção de Cadastro > Tipo de Usuário.
Na modalidade advertência, o usuário apenas registra o
ocorrido. Na modalidade multa, o usuário realiza o preenchimento no SIGA após o
fornecedor ter perdido processo judicial.
Ao clicar no checkbox ao lado da suspensão ou declaração de inidoneidade,
o sistema exibe o workflow de aprovação da sanção.
O usuário deve clicar no ícone “P/ Aprovação” e depois
escolher o aprovador.
Depois de enviado, o aprovador aprova ou rejeita a
sanção, que fica registrada no sistema.
Esta é a etapa final do contrato. Pode ocorrer em
virtude da interrupção do contrato ou do seu encerramento (recebimento integral
das entregas programadas, término da vigência ou opção do gestor da contratação).
As diferenças entre Interromper e Encerrar a
contratação são as seguintes:
Interromper Contratação:
Deve ser
usada em caso de necessidade de interromper uma contratação para convocar o
próximo colocado no certame.
Permite que
sejam recuperados os itens da licitação para nova contratação.
Encerrar uma contratação:
Ao clicar em
encerrar, a contratação passa para o status de Encerrada e não será mais
possível retomar a contratação ou alterar o fornecedor.
É possível realizar
a Avaliação do Fornecimento.
Para interromper uma contratação, o usuário deve
clicar no botão “Interromper Contratação”. Esse botão só aparece para o usuário
se o contrato estiver com o status “Ativo”. Ou seja, não é possível interromper
a contratação quando se está efetuando alguma alteração no contrato, ou se o
mesmo estiver sendo criado (status: Em Aberto). Depois de interrompido, os
itens daquele contrato ficam à disposição para inclusão em uma nova
contratação.
Para encerrar uma contratação, a mesma também deve se
encontrar com o status “Ativo”.
O encerramento do contrato se dá quando ele atinge o
fim de sua vigência, quando todas as entregas são realizadas ou simplesmente se
o gestor do contrato desejar encerrá-lo antecipadamente. Nesse caso, as
programações de entrega e os recebimentos pendentes são cancelados.
Diferentemente da interrupção da contratação, os itens não podem ser incluídos
em um novo contrato.
O usuário deve clicar no botão “Encerrar” para
encerrar a contratação.
O sistema pede confirmação.
Por fim, o contrato está encerrado. Assim, os itens
não ficam mais à disposição para um novo contrato e o usuário pode efetuar a
avaliação do fornecedor se desejar.
Após o encerramento do contrato, o fornecedor poderá
ser avaliado pelo usuário por meio de um questionário de três tópicos com notas
de 0 a 5. Vale ressaltar que a avaliação só pode ser
feita para os contratos que foram encerrados e não cancelados (interrompidos).
Para realizar a avaliação da contratação, o usuário
entra no Menu: Contratação > Avaliação do
Fornecimento.
O sistema disponibilizará para a consulta somente os
contratos com o status “Encerrado”.
Após a consulta do contrato, o gestor deste clica no
botão “Avaliar”. Três quesitos são disponibilizados para o usuário com notas de
0 a 5. A opção por cada nota cabe ao usuário, sendo a nota 0
a pior e 5 a melhor.
1.
Prazo – refere-se
ao prazo de entrega. Não necessariamente uma entrega antes do prazo reflete um
bom nível de serviço. Exemplo: fornecedor entregou uma semana antes do previsto
e o estoque não possui espaço para receber os materiais recém chegados.
2.
Qualidade
– refere-se ao produto comprado e suas especificações, funcionalidades,
percentual defeituoso, entre outros.
3.
Cumprimento
da Contratação – refere-se ao fornecedor num âmbito geral do contrato
realizado. Se o mesmo não causou algum tipo de problema ao comprador, se foi
fiel aos requisitos acordados, etc.
Por fim, o gestor do contrato clica em “Gravar” e
verifica um resumo da avaliação, cujos dados ficam armazenados no SIGA para
fins de consulta.